Quando Drucker dizia que a "Cultura devora a estratégia no café da manha" ele não estava brincando!
- Marlon Mello
- 14 de jan.
- 1 min de leitura
A CULTURA ORGANIZACIONAL é a essência de uma empresa. É a partir dela que comportamentos são moldados, que crenças e valores são perpetuados e que resultados são alcançados. E a formação desse Cultura pode ser vista através de 4 pilares fundamentais, cada um contribuindo de uma maneira nessa construção.
✔ Missão, Visão e Valores: Uma cultura adequada é construída com base em saber quem somos e porque existimos, onde queremos chegar e como faremos isso...e quais valores carregamos conosco nesse sentido!
✔ Normas e Regras: São elas que moldam os comportamentos, servem de parâmetro para atitudes e promovem a consistência nas ações.
✔ Clima Organizacional: Talvez seja a principal fonte de avaliação da cultura que existe na organização. O quanto nossos colaboradores se sentem felizes, satisfeitos em fazer parte da organização? O peso desses sentimentos se revela diretamente em entregas, conquistas, resultados diários.
✔ Histórias e Tradições: É a celebração do que vivemos e nos tornamos, de como chegamos até aqui. Empresas que conseguem celebrar sua identidade e manter fortemente seus rituais criam culturas fortes.
Líderes e empresas precisam entender que CULTURA ORGANIZACIONAL não é teoria, não são frases pintadas numa parede ou objetivos de lazer no meio do escritório. CULTURA ORGANIZACIONAL não é título disso ou daquilo...
CULTURA ORGANIZACIONAL é a prática diária de ser melhor, de fazer sentido, de ser prazeroso (até terapêutico); é proporcionar aos colaboradores o desejo de estar presente.
Lembre-se: pessoas abandonam pessoas; abandonam comportamentos; abandonam CULTURAS TOXICAS E NOCIVAS!
Que tipo de CULTURA ORGANIZACIONAL você tem construído, seja como líder, seja como membro de uma equipe?
Comments